Balada dos rockeiros mortos e anjos caídos é um dos livros da autora brasileira Marcia Kupstas, que foi escrito para jovens adultos e em língua portuguesa de Portugal, um desafio para qualquer brasileiro.

Kupstas foi viver 6 meses em Portugal para pesquisar o livro, onde visitou museus, locais turísticos e não turísticos, fotografou e vivenciou experiências da protagonista para compor o enredo. O livro foi publicado em 2018 pela editora lisboeta Chiado Books.
Enredo
Renata é uma adolescente lisboeta que mora com o pai e tem devaneios sobre mundos paralelos; em um deles, é amiga de um Anjo. Em dia particularmente ruim (briga com o pai), é convidada para um show cover de astros do rock, mas precisa vender substâncias ilícitas na festa para conseguir o ingresso. Quem salva a menina é Fábio (artista plástico, 40 anos mais velho), que ela vê como encarnação do Anjo. Ela vai atrás dele e vira sua pupila, mas tem outros interesses em ficar com ele. O livro se divide em outros tempos, Renata adulta revê sua história em um encontro com antiga diva de Hollywood.
Palavras-chave
Lisboa, História da Arte, Adolescente, carreira, mundos paralelos, rock, alcoolismo, família disfuncional