Em seus mais de 30 anos de carreira, Marcia Kupstas marcou gerações e acumulou uma série de prêmios literários brasileiros.
Prêmio Jabuti 2005
2º lugar na categoria Literatura Juvenil por Eles não são anjos como eu
Prêmio Mercedes-Benz de Literatura Juvenil 1988
Prêmio Revelação por Crescer é perigoso

“Em fins da década de 1980, o prêmio Mercedes-Benz explodiu feito bomba benfazeja no mercado editorial. Uma grande multinacional alemã valorizava a produção de livros para jovens no Brasil com o PRÊMIO MERCEDES-BENZ DE LITERATURA JUVENIL 1988, com júri internacional, eventos culturais envolvendo o Instituto Goethe e o SESC POMPEIA SP, além de boa soma em dinheiro para o premiado. Haveria, por determinação do júri, um possível prêmio de “revelação”.

Foram mais de 600 livros inscritos. João Carlos Marinho ganhou com BERENICE DETETIVE e eu tive o prazer de ser a Revelação, com CRESCER É PERIGOSO.
Houve um grande evento no SESC POMPEIA, o FEST JOVEM, com shows, sessão de autógrafos, debates. A noite da premiação contou com a presença de intelectuais, o cônsul da Alemanha em S. Paulo, além do CEO da Mercedez-Benz do Brasil, sr. Werner Lechner e do Ministro da Cultura da época, o sr. José Aparecido de Oliveira.

Foi excelente impulso na minha carreira e momento de grandes emoções.“
Prêmio Orígenes Lessa da Câmara Brasileira do Livro 1988
por É preciso lutar!
Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil 1988
Como Altamente Recomendável para Jovens por É preciso lutar!
Troféu Vasco Prado 2003 – 10ª Jornada Literária de Passo Fundo
Concurso Literário do Clube do Livro 1985
Menção honrosa por O senhor do passado
Concurso de Contos da Prefeitura de Guarujá 1984 – por Gringa