Durante 2020 e 2021 escrevi um blog chamado GARRAFAS AO MAR, no meu site marciakupstas.com.br
A ideia era escrever de modo aleatório, uma mensagem sem destinatário certo, algo como se fazia antigamente, colocar um bilhete na garrafa e deixá-la flutuar pelas ondas, pra “saber o que ia dar”.
E o que deu?
Deu que reli essas 31 crônicas agora, em 2025 e me surpreendi com elas. Escrevia sobre os acontecimentos mundiais, meu cotidiano, meus livros, o que me animava ou aborrecia. Falei sobre “meter o bedelho” (expressão lusa que tem o sentido de dar opinião sem ser convidado); cachorroterapia como forma de curar a solidão (a alegria de colocar Yuri em minha vida, um cockier espaniel ansioso e que ainda hoje é meu grande companheiro); o estranhamento de gerações, quando certas vivencias ou expressões se tornam incompreensíveis para os mais jovens…
Principalmente, nesse releitura, lembrei da covid. Era um tempo de sair de casa com máscara, ficar a alguns metros de distância das outras pessoas, usar álcool em gel e lavar as mãos a todo instante. Conferir o número crescente de casos e a terrível lista de óbitos; tanta gente conhecida que se foi! Então vir a esperança da vacina e, depois, vivenciar a agonia das datas proteladas: não há imunização ainda para seu grupo etário. Você só toma vacina o mês que vem. Como a pandemia nos afetava!
E agora?
Agora vejo muita gente agindo como se nada tivesse acontecido, como se fosse possível “cancelar a covid”, do jeito que muita gente “cancela” os outros das redes sociais, se aquele cara agiu de jeito x ou y que destoa da norma do grupo. Eu me pergunto se essa epidemia de cancelamento não pode ser tão perniciosa como a pandemia que a gente recém-vivenciou… esse certamente é um assunto de uma nova crônica.
Novas crônicas. É o que me disponho a fazer. Nesse final de 2025 e no próximo ano, resolvi abrir a adega e conferir minhas garrafas. Quinzenalmente vou “meter o bedelho” em assuntos que me motivam. Aliás, em 2026 terei um ótimo motivo para dividir com vocês uma comemoração que me é muito grata. Sabe o que acontece? É que…
Ops, estou me antecipando. Essa comemoração já é tema de nova garrafa, então esperem pela próxima!