A vida ensina. Creio que a maior lição é o autoconhecimento. Nossa maior conquista é sabermos quem realmente somos, sem desculpas ou fingimentos. E isso não é fácil! Abaixo, transcrevi algumas perguntas e situações incômodas. Quem sabe isso o ajuda nesse processo?
O QUE VOCÊ PREFERE?
SITUAÇÃO UM – Sua filha namora um cara que você acha um canalha. Você diz isso a ela, que se irrita e continua o namoro. Tempos depois, ela mesma rompe com o cara. Quando vocês se encontram, você…
… orgulhosamente afirma algo como “eu bem que tinha razão”? Ou engole sua opinião e lhe oferece o ombro, esperando que ela mesma confidencie os problemas do relacionamento? Enfim…
Você prefere ser feliz ou ter razão?
SITUAÇÃO DOIS – Você tem o privilégio de escolher o país onde vai morar. Avaliando as possibilidades, você…
… prefere ser classe média num país onde 80% também é, ou ser rico num país onde 80% é pobre?
Aqui, sempre dá pra oferecer outra “pérola” do pensamento egoísta:
‘Não basta ser feliz. É preciso que os outros não o sejam”
SITUAÇÃO TRÊS – Você fica sabendo que seu melhor amigo está sendo traído e nem desconfia. Você…
… prefere lhe contar imediatamente sobre a traição, mesmo sabendo que isso o deixará arrasado ou fingir não saber de nada, ele que descubra sozinho?
Afinal:
“O que os olhos não veem o coração não sente”
SITUAÇÃO QUATRO – Há anos que o relacionamento está morno. Tudo aquilo que você gostava no(a) companheiro(a) foi, aos poucos, se tornando motivo de frustração ou raiva: você AMAVA o jeito dela fazer biquinho quando pedia alguma coisa… Agora? O que você sente quando ela arma os lábios e começar a falar, mole, “benhêêêê”? Ah, e quanto a ele? Você sentia um arrepio de orgulho quando, no meio de amigos, ELE aumentava a voz e dava sua ostensiva opinião de dono da verdade! Agora? É só ELE se agitar, começar o argumento egoísta que você se encolhe… de vergonha.
Mas você JAMAIS pensa em desistir, né? Porque você concorda com a frase
“Não sou feliz mais tenho marido ”
SITUAÇÃO CINCO – Se fizer hoje um balanço de sua vida, em especial onde você investiu recursos e energias, você… … prefere ter investido tudo em lazer, podendo hoje curtir boas lembranças de viagens, cursos e passeios? Ou se sentir confortável por saber que todo o seu dinheiro está bem guardado em um banco?
Afinal:
“Ninguém sabe o dia de amanhã”
Respondeu? O que achou de si mesmo?
Espero que sua sinceridade tenha sido recompensada. E, do fundo do coração, que você revele alguma dose de cinismo e desconfiança! Porque a vida me ensinou que ser um tanto irônico (ou mesmo sarcástico) é salutar. Não é bom pra ninguém ser apenas um otimista saltitante na vida, que confia em tudo que os políticos falam, os amigos fazem, os carolas acreditam. Mas também sei que ser APENAS cínico é DESESPERO.
O ideal? Seguir certos preceitos adaptados: AMAR AO PRÓXIMO; mas se este próximo tiver 1m90, ser sarado e moreno de olhos verdes, ah, fica bem mais fácil! (aqui parodiei a Mae West). CONFIAR DESCONFIANDO; agradeço à máxima de Groucho Marx, “nunca entraria para um clube que me aceitasse como sócio”.
Concluo essas dicas com a máxima RIR É O MELHOR REMÉDIO – em especial, de si mesmo.
Afinal, gente, NUNCA SE LEVE MUITO A SÉRIO é fundamental pra sobreviver com leveza, sanidade, serenidade.
E que 2020 termine logo e que a gente sobreviva e que possa logo-loguinho, rir de tudo isso.
Leia mais Garrafas ao Mar.